segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tem coisas que a gente vive que aparentemente são desnecessárias mas que, com um pouco mais de reflexão, se tornam peças-chave para perceber algo, aprender algo.

O ser humano volta e meia ainda me surpreende. O Khalil Gibran diz uma frase que eu acho de uma sensibilidade, que é o seguinte: quando se é uma pessoa sincera, se tem a tendência a achar que todo mundo o é.

E o que seria ser sincero? Porque ser absolutamente sincero é uma tarefa impraticável. Há regras sociais, de conduta que me impedem de andar pelada na rua, caso estivesse a fim, por exemplo. De dizer tudo o que quero, porque além das regras que eu mencionei, tem o sentimento alheio e não me parece muito conveniente (ah! as conveniências também são um fator que impedem a plenitude da prática da sinceridade) sair expondo o que acho ou sinto e ignorar que aquilo tem uma repercussão. É... Cobrar sinceridade do ser humano é algo meio difícil.

Então vou mudar o contexto. Acho o seguinte, por ser uma pessoa com essência, acho que todo mundo a tem. Lógico que essa auto-descrição egocêntrica é suspeita. Mas acho que isso eu posso falar, sou uma pessoa que tem essência, que tenta ser, mesmo com todas limitações, uma pessoa verdadeira, transparente, que não mente (porém, omitir a verdade rola!). Enfim, não vou ficar me qualificando aqui porque "quem se diz muito perfeito na certa encontrou um jeito insosso pra não ser de carne e osso".

Agora, ainda me deixa frustrada me relacionar com pessoas sem essência. Eu procuro estar próxima de pessoas que tenham no mínimo respeito pelo outro. Acho que esse "simples" fato desencadeia tantos outros fatores positivos para uma boa relação com as pessoas à sua volta.

Quando há falta de respeito, há falta de compreensão, tolerância, falta da pessoa ver no outro o ser que há ali. Não respeitar é minimizar o outro, achar que ele não é digno, talvez. Pelo menos eu me sinto assim quando acontece de me desrespeitarem. Ver e sentir na pele isso acontecer é degradante. É uma invasão à minha pessoa, minha personalidade, meus valores.

Todos têm defeitos, limitações, infinitas coisas a aprender e melhorar, mas estou falando de essência! E têm coisas que são inerentes à ela. Então falar que uma pessoa tem essência é dizer que ela tem caráter, na minha opnião. E se uma pessoa não tem, ela não vale muito pra mim. Não considero algo irrelevante, como defeitos deveriam ser. Porque não ter caráter não é um defeito, é além disso... É algo que vai constituir uma série de atitudes da pessoa e eu não quero ser alvo desse tipo de gente.

Preciso ser mais seletiva em relação à isso pra não passar mais por situações constrangedoras, nem nada parecido. Nem sair por aí me enganando com aparências.

"Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são."

- Shakespeare -

Nenhum comentário:

Postar um comentário